terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

FESTA DA LUZ, ENCONTRO DE GERAÇÕES

A Festa da Luz, iniciada em 1900, conforme Cleodon Coelho, é tida por muitos como uma das maiores do Nordeste brasileiro. Este ano se iniciou em 24 de janeiro com a inauguração do pavilhão oficial, armado no início do calçadão da Dr. Lima e Moura. Todas as suas mesas foram vendidas antes mesmo do dia inicial da festa, confirmando-se o favoritismo do evento perante a opinião pública regional e estadual, sobretudo. A opinião geral foi de que satisfez todas as expectativas e o lucro obtido, como sempre, desde o início da gestão da prefeita Fátima Paulino, idealizadora desse evento desde 1º de janeiro de 2005, foi revertido em benefício da paróquia de Nossa Senhora da Luz, sob a responsabilidade do padre Paulo José de Lima, que por ele deverá ser utilizado sem a menor interferência do poder público municipal.

As famílias se reencontraram nesse ambiente de harmonia e paz, para no amplexo da saudade relembrar os velhos tempos aqui vividos. Gerações trocaram idéias, se cumprimentaram e se reconheceram festivamente, gozando da musicalidade de suas épocas, através dos acordes da moderna banda guarabirense, do vereador George Víctor, Metal Leve e da orquestra Mistura Fina.

A partir da praça da Alimentação, início do bairro Novo, espalharam-se barracas de prendas, de alimentação rápida, de tiro ao alvo, de bijuterias e brinquedos e parques de diversões que dentro de padrões de segurança e conforto, receberam crianças e adultos, desde as 17h00, diariamente.

O enorme fluxo de pessoas, exigiu verdadeiro exercício de paciência para se alcançar o centro principal da apresentação das grandes atrações musicais em dois palcos alternativos (lado a lado), na base da praça do Novo Milênio, próximos à bateria de camarotes instalada nas suas proximidades. Bandas como Aviões do Forró, Jota Quest, Forró do Muído, Mastruz com Leite, Capital do Sol, Desejo de Menina, Forró Mela Pinto, Forró Flor do Mamulengo, Forró da Galera, Netinho Lins, Gatinha sem Vergonha, Mauricinhos do Forró, Forró Calango Aceso, Banda Raio do Sol, Alcimar Monteiro., Banda Aquários, Furacão do Forró, Galera do Arrocha e Parada Federal, cumpriram o seu papel perante as multidões que lotaram diariamente o espaço reservado a esse grande evento. Além dos grandes nomes, artistas e bandas da terra e região se apresentaram também com as mesmas condições dadas às atrações que vêm de outros Estados do país.


Banda Aviões do Forró, uma das grandes bandas que se apresentaram na Festa da Luz 2009


Público lota a rua dos palcos principais em que se apresentam as grandes bandas (2009)

No mesmo bairro Novo, às ruas Manuel de Freitas Pessoa (paralela à Secretaria Municipal de Saúde) e Prof. Cleodon Coelho (onde se localiza a bela capela de São Francisco), enquanto a festa acontecia naturalmente com apresentação de grandes bandas e cantores renomados na rua principal, diversos artistas da terra apresentaram os seus mais variados gêneros musicais, prendendo a atenção popular, nos palcos Pilõezinhos e Cuitegi, respectivamente. Enquanto isso, os assistentes saboreavam nas barracas asseadas e ali dispostas pela cevejaria Kaiser, os mais diversos pratos da nossa culinária, formados por galinha de capoeira e com cabidela, caranguejo ao molho de coco e de água e sal, feijão verde, macaxeira e inhame com buchada, churrasquinho de carne e de queijos de manteiga ou coalho.

A 2 de fevereiro, consagrado à Padroeira de Guarabira, Virgem da Luz, uma multidão participou da tradicional procissão que percorre as principais e centrais ruas da cidade, conduzida pelo nosso bispo diocesano Dom Francisco de A. Dantas de Lucena, pároco da catedral de Nossa Senhora da Luz Paulo José de Lima, outros sacerdotes e diáconos a serviço do catolicismo.


Padre Paulo José, pároco da catedral de Nossa Senhora da Luz e bispo diocesano de Guarabira Dom Francisco Lucena, na abertura do pavilhão central da Festa da Luz 2009.

Alertamos aos futuros administradores de Guarabira que é preciso se trabalhar a partir de agora a idéia de construção de um espaço adequado na cidade, para acolher confortavelmente esse grande evento da Festa da Luz. Não há mais como se trazer maiores atrações uma vez que as ruas não mais comportam o fluxo de veículos, as multidões que a partir das 20h00 começam a circular no bairro Novo, a acomodação adequada de grandes parques de diversões e determinação de áreas exculsivas e adequadas para o estacionamento de veículos.

A Promotoria de Justiça (Dr. Marinho Mendes Machado), IV Batalhão de Polícia Militar (Ten. Cel. Robson Soares de Alencar), SUDEMA (José Araújo da Silva Junior e Flávia Maria Barreto Chaves), 3º Batalhão de Bombeiros Militar (representado pelo Capitão Antônio Jacob Pontes da Silva), 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil (Dr. João Pereira e Mello Junior), juntamente com a secretaria municipal de Cultura e Turismo sob a nossa representação e órgão responsável pela organização da Festa da Luz 2009, juntaram-se a outras secretarias municipais (Meio-ambiente, CODECOM, Infra-estrutura e Saúde), Casa de Saúde Senhora da Luz, Pronto Socorro de Fraturas, Hospital Regional "Antonio Paulino Filho" e outros órgãos na vitoriosa promoção do grande evento.

Aguardemos agora a chegada de 2010.