quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

CEM ANOS DA FAMÍLIA GOMES DE SOUZA, O LIVRO

Como é bom voltar ao passado em Guarabira, principalmente à mesma rua – Costa Beiriz – onde passei parte da infância/adolescência, junto a tantos amigos que partiram para outras plagas, em busca de melhor oportunidade de trabalho no serviço público, no universo empresarial, ou procurando desenvolver as suas aptidões de caráter educacional de nível superior.

Como é gostoso voltar aos primeiros passos da juventude, recordando nomes interessantes que fizeram grande parte da história socioeconômica desta grande terra, de quem sou um eterno apaixonado, sempre abençoada pela Padroeira da Luz.

Num dia desses fui ao centro lavar o carro no TROKÃO, do amigo Neto, e ali encontrei seu irmão Toinho que depois de dois dedos de conversa, me ofereceu à leitura uma obra que fala do surgimento da família Gomes em Guarabira. Toinho é filho do ex-vereador Titiva (Pilões), de saudosa memória, e contraiu matrimônio com uma jovem descendente dos Gomes.

Pois é, essa família é a do conhecido empresário Mazinho (do Peixe) Gomes que aqui viveu e ainda vive oferecendo empregos, pagando impostos e se solidarizando com os seus irmãos em sociedade. Esse cidadão foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento comercial desta cidade Rainha do Brejo. Ele como os demais irmãos são filhos de Eusébio Gomes e Maria Rosa, que aqui contraíram matrimônio e fizeram surgir a família de que trata a obra. Esse casal humilde e trabalhador trilhou os caminhos da honradez e passou aos seus descendentes ensinamentos saudáveis de respeito ao próximo e aos mais velhos, de honestidade, de manutenção da palavra empenhada e inclusive de profunda fé religiosa.


E de que alegria me completei ao saber que o autor do livro Família Gomes de Souza: mais de um século de história, é o ex-seminarista, agrônomo e pesquisador aposentado da EMBRAPA, José Gomes de Souza, filho do casal a quem deu vida naquela obra literária. De Zé Gomes, há anos não tinha notícias. É mais um cidadão, esse, que honra Guarabira. Tem méritos, sim senhor!

O linguajar utilizado por José Gomes é muito simples e agradável, facilitando a assimilação das ideias a quem se debruçar sobre a leitura desse livro e o seu trabalho sem dúvida serve de exemplo a outros filhos que precisam antes que seja tarde, tornar conhecidos os seus laços familiares, numa grande homenagem aos seus antepassados, sobretudo àqueles que os originaram.


Mãos á obra e olhos atentos a uma ótima leitura.