quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PEDRA DA BOCA


A Pedra da Boca é uma das belezas da Paraíba, localizada na área rural do município de Araruna, situado na Mesorregião do Agreste e integrante da Microrregião do Curimataú Oriental. Para alcançá-la através de BR estadual asfaltada, o fazemos através da cidade de Passa e Fica-RN, vizinha a essa região.

Esse monumento natural está sendo fonte de sobrevivência de moradores da localidade, uma vez que atrai milhares de turistas para a prática do alpinismo, saltos de paraquedas e asa-delta, estudos pré-históricos e geográficos, caminhadas em trilhas, etc. Os acampamentos de barracas de lona são constantes, graças à segurança que o local oferece, sobretudo pela presença vigilante dos guias que ali trabalham.

É comum encontarmos semanalmente casais de estrangeiros vindos principalmente através da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte e de outras capitais nordestinas, em passeios por toda área do Parque, preenchida por verdadeiros vários monumentos monolíticos, que dão característica e beleza únicas à região.









No Parque Estadual Pedra da Boca, podemos divisar, também o contraste da vegetação que num pedaço de terreno é típica do semiárido e logo adiante, graças às águas de um riacho, o verde se destaca.



Na mesma área, está a Pedra do Letreiro, outro monumento que se impõe aos olhos dos turistas e estudantes, graças às pinturas rupestres classificadas como de Tradição Nordeste e Tradição Abstrativista, visivelmente existentes, apesar dos séculos e da falta de cuidado do ser humano moderno. Nessa mesma área onde o homem pré-histórico deixou os seus recados, a fé católica é expressada fervorosamente através das preces erguidas à Virgem de Fátima, cuja imagem está presente num pequeno altar. Por isso, também é conhecida como Pedra da Santa.


A cada 13 de Maio, a área é tomada por procissões de devotos, onde os cânticos de louvor a Maria se fazem ouvir em eco por entre as formações rochosas da região, percorrendo caminhos ilumindados pelas chamas das velas.



Há anos, está sendo construído no Parque, pelo governo da Paraíba, próximo à Pedra do Letreiro ou da Santa, um anfiteatro que acomodará os turistas e católicos fervorosos, uma vez que para esse seria transferido o altar e imagem da Virgem de Fátima. Nesse momento se completaria o ciclo do turismo religioso entre Santuário Frei Damião em Guarabira, Parque Pedra da Boca e Igreja da Conceição em Araruna e Túmulo do Padre Ibiapina em Santa Fé, município de Solânea.